Translate this blog!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DV e meio-ambiente

Tivemos a ECO-92 (eu lembro bem, tava na escola...), esse ano tivemos a Rio+20... e o que temos com isso, bailocas? Aparentemente, nada, a não ser refletirmos como cidadãos e se tivermos energia, participar de ONGs, projetos acadêmicos, etc. Ou não?


Dia 03 de setembro - Dia do Biólogo!

Como muitos aqui já leram no blog, sou bióloga de formação, mas nem por isso sou ecochata (nunca fui), mas coincidência ou não, sempre me incomodei com a questão do meio-ambiente. Não vou abrir mão de usar celular, desodorante, absorvente, papel, entre outras coisas. Mas percebi, há, pelo menos, uns 10 anos que talvez eu pudesse fazer alguma coisa. E comecei a juntar papéis usados de todos os tipos e levar para um posto de reciclagem da Comlurb (empresa que realiza a limpeza urbana na cidade do Rio de Janeiro). Hoje, não levo mais para lá, mas continuo juntando e dou para minha mãe, que dá para uma catadora de papel no bairro dela.

Não tenho ideia se os papéis que juntei nesses 10 anos resolveram alguma coisa. O que sei é que me faz perceber que realmente, juntos podemos fazer alguma coisa pelo planeta, mesmo que seja individualmente. Com certeza, é necessário que existam governos e empresas envolvidos nisso para fornecer dinheiro, pessoal e planejamento.

E a Dança do Ventre, que tem ela?

- Já pensou em quantos copos de plástico da sua escola de dança você já usou para beber água e jogou fora?
- Você usa lenço umedecido para limpar os pés após dançar?
- O quanto você realmente precisa de véus, maquiagem, bijuterias e roupas?

Soluções legais:

- Carregar uma garrafinha para colocar água ou o que você achar melhor, quando for para a escola ou para eventos
- Lavar seus pés com uma toalhinha ou dançar de sapato
- Reformar, emprestar, trocar, alugar ou comprar roupas usadas de DV
- Comprar menos de tudo!

Atualmente, tenho visto um aumento na busca por roupas usadas e/ou trocas na DV (até porque os preços das novas não ajudam a consumir muito) e quem mais percebe que repetimos as roupas somos nós mesmas (caso você esteja preocupada).

Eu faço isso que eu citei como soluções. E vocês? Mais soluções "ecológicas" para sugestão?

Bauce kabira,
Hanna Aisha

2 comentários:

  1. Amei seu post Hanna!

    Devemos sempre procurar o melhor para preservamos o meio ambiente, e com soluções simples conseguimos!

    Eu não abro mão de carregar sempre minha garrafinha d'agua e a toalhinha!

    Bjokas Izza☾★

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas... lembrando também que banho de meia hora pode até relaxar depois de um treino, um show, mas a água é um bem muito precioso e o relaxamento pode vir de uma boa noite de sono ou uma boa massagem, né?
    reduzir a quantidade de cremes e produtos de "beleza" ajuda também... beber bastante água e lavar o cabelo com água fria ajuda muita a manter uma pele saudável e um cabelo bonito...
    abraços
    Helga

    ResponderExcluir