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segunda-feira, 24 de julho de 2017

Batwanes bik

"Te contemplo"

Intérprete: Warda Al-Jazira (1939-2012)
Letra: Omar Batisha
Música: Salah El Sharnoubi

A "princesa do tarab árabe" e mesma intéprete de "Fi youm wa leyla", Warda foi a segunda maior cantora egípcia, atrás de Oum Khoulsoum.

Omar foi um importante radialista e compôs mais de 700 letras e Salah foi um autodidata e inovou a música oriental, introduzindo nela ritmos atuais.

Além de "Fi youm we leila", a música de hoje também é super famosa e com inúmeras versões. Warda faleceu há pouco tempo, em 2012. Não há como não ficar arrepiado com ela cantando:


Aqui, você pode acompanhar a letra em português. A Nancy Ajram é ótima e não deixou por menos na interpretação:


Nesse vídeo, Elis Pinheiro faz uma interpretação com seu jeito mais moderno de dançar, cantado por Tony Mouzayek:


Fonte: Revista Shimmie ano 05, no. 30

Bauce kabira,
Hanna Aisha

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Qual a importância de se fazer outro tipo de atividade física, paralela à dança?

Costumo escutar de muitas bailarinas profissionais as seguintes frases: “Caramba, eu dançava 5 minutos de said tranquilamente, agora danço 2 minutos e morro!” ou “Girar sem ficar tonta ou sem me desequilibrar nunca foi tão difícil” ou “Quando acabo de dançar sinto dor nas costas, joelho...” ou "Não tenho mas folego para dançar em restaurante”.

Se a dança do ventre já é uma atividade física, por que é importante fazer mais uma atividade?

Se formos pensar pelo lado de que precisamos fazer uma atividade física por conta da nossa saúde, fazer aula de dança duas vezes na semana seria suficiente para manutenção e qualidade de vida, certo?!

Minha resposta é não!

O nosso maior público de alunos são mulheres, que, ao longo dos anos vão perdendo cálcio, massa óssea, massa muscular, assim como, vamos perdendo, gradualmente, alongamento. Nosso metabolismo também desacelera, facilitando o aumento de peso. Será que só a dança do ventre ajudaria na perda de peso, na manutenção ou no ganho de massa muscular? E o alongamento? E o cálcio e colágeno que perdemos? A dança do ventre consegue repor o que estamos perdendo?

Pergunto a vocês, uma atividade física paralela à dança não ajudaria?

Vou começar a falar da academia que eu sei que a maioria não suportaaaaa! Sinto informar que ela faz bem e seu corpo agradece (rs)! Se fortalecermos nossas pernas (todos os músculos do MMII), estabilizamos os joelhos e isso nos ajudaria no equilíbrio, nos agachamentos que fazemos nos folclores árabes, sem contar (agora é a fisioterapeuta falando - rs) que, fortalecendo as pernas, diminui o atrito articular, ou seja, diminui o desgaste articular que acontece normalmente ao longo da vida. Se a dor no joelho era algo frequente na sua vida, tenha certeza que a dor vai diminuir ou acabar. O treinamento de força máxima na musculação pode melhorar a densidade mineral óssea e desempenho neuromuscular, além de prevenir osteoporose.

Pilates... Ah o pilates! Quem faz se apaixona (sou suspeita pra falar). No pilates, trabalhamos alongamento e força e possui os mesmos benefícios da academia, porém não hipertrofia e essa é a grande diferença entre pilates e academia. Se seu objetivo é ganhar volume, ficar com aquela coxa bem grossinha não é o pilates que você deve fazer. Porém, se seu objetivo é ficar com aquela perna fortinha e definida, vem pro pilates que você vai se dar bem!

Só estou falando de perna né?! Quem não suporta ver o braço mexendo naquele momento master do solo de percussão, levanta a mão! Então, bora fortalecer os braços também, minha gente! 

“Ah, mas eu não tenho força no braço, não consigo levantar 3 kg no halter”. Querida, força se ganha praticando, você não teve que treinar seu shimmie pra consegui soltá-lo? Com o seu braço, vai ser a mesma coisa, tem que treinar.

E o alongamento, Adrielli? Já se perguntaram o por quê de não conseguirem fazer aquele redondo grandão, descendo o tronco, quase encostando a cabeça no chão? Você pode estar com os seus músculos posteriores da perna encurtados e um bom alongamento ajudaria e muito nas suas performances. E o cambrê? Aaaaah, o cambrê! Pra se executar um bom cambrê, é importantíssimo fortalecer os músculos paravertebrais, porque se não estiverem fortalecidos, além da dificuldade de executar o cambrê, tenha certeza que você vai sentir dor nas costas.

Acreditem, fazer uma atividade física em paralelo à dança do ventre só irá trazer benefício a você, além de melhorar ainda mais sua qualidade de vida. A dança do ventre é uma dança incrível, pois nela trabalhamos nossa frequência cardíaca por ser uma dança aeróbica e fortalecemos muito nosso assoalho pélvico, porém ela não é uma atividade “completa”.

Então essa é minha dica para vocês meninas: pratiquem outro tipo de atividade física paralela à dança do ventre e torne a sua dança ainda mais linda!

Adrielli Brites
adriellibrites@gmail.com

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Comecei minha vida na dança aos 9 anos de idade. Aos 16 anos, me sindicalizei e comecei a dar aulas. Tenho formação de jazz, ballet clássico e dança do ventre. Minha paixão pela dança fez com que eu sempre tivesse vontade de aprender mais e, em 2012, comecei minha graduação em dança na Univercidade da Cidade. Só a graduação em dança não foi o suficiente e descobri o quanto sou apaixonada pelo corpo humano e suas inúmeras formas de se movimentar. Hoje estou cursando fisioterapia na Universidade Unisuam.
Atualmente, dou aula de pilates, Neo pilates, Bellyflex e Dança do Ventre.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Aulas à distância: vale a pena fazer?

Olá, pessoas estudiosas de Dança do Ventre e Folclore Árabe desse Brasil e do mundo!

Eu já escrevi um post semelhante sobre aulas à distância. Sim, eu ainda acho que vale a pena estudar através de vídeos e DVDs. Logo, ter aulas à distância, não seriam muito diferente, pois todos eles não envolvem um profissional na forma presencial. Esses recursos audio-visuais são ótimos para introdução a certos temas, mas sim, eles têm limite.

A questão é como você vai encaixar e aplicar isso na sua rotina de estudos, sem esquecer que ter presença de um profissional é fundamental para seu desenvolvimento. Aliás, mesmo você tendo aulas regulares presenciais com alguém, sem você ensaiar ou estudar, você continua sem poder desenvolver muito.

Não sou a primeira a fazer isso. Já existem profissionais que disponibilizam aulas práticas no Youtube para serem compradas (qual é a diferença para um DVD?), outras que dão aulas particulares por Skype, que dão avaliações a partir de vídeos ou cursos prontos mesmo.

Aproveito para indicar o Curso Virtual da Luciana Arruda, minha queridíssima amiga, que já tem experiência nisso há um tempão!

Ela oferece um material composto de vídeos, apostila e CDs para estudo enviado por Dropbox, onde as alunas estudam a seu tempo, com orientação via email ou Whatsapp.

Vou explicar melhor o que são essas aulas à distância ques estou oferecendo, já que surgiram algumas dúvidas após a primeira divulgação que eu fiz no Facebook.

Eu mesma faço aulas à distância e já recebi avaliação de vídeos meus. E sim, funciona! Por isso, resolvi também abrir esse canal para atender às pessoas que me escrevem, dizendo que querem ter aula comigo mas que não moram na cidade do Rio de Janeiro.

Se você é uma dessas pessoas, vem comigo e tire suas dúvidas!

É um curso à distância?

NÃO, NÃO é curso/workshop pronto à distância.

São AULAS PARTICULARES, DIRECIONADAS e PLANEJADAS para os interessados em ir além das aulas práticas. Os temas podem perpassar aulas téoricas diversas (como folclores, músicas e ritmos, por exemplo), momentos para tirar dúvidas de teoria/planejamento de aula/montagem de coreografia/músicas até avaliação de dança/vídeo/coreografias/aulas.

NÃO SERÁ DADA AULA PRÁTICA ONLINE.

Como as aulas serão ministradas?

As aulas serão, exclusivamente, por Skype e sempre marcadas com antecedência.

Quanto custa?

Envie um email que te dou todos os detalhes! Mas, o pagamento é antecipado e realizado através de depósito bancário. As aulas só serão ministradas após confirmação do pagamento.

Tenho outras dúvidas, como resolvo?

Quaisquer outras dúvidas, não hesite em perguntar! Me escreve!

hannaaisha00@gmail.com

Vem comigo!

Bauce kabira,
Hanna Aisha
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