Translate this blog!

sábado, 15 de setembro de 2012

Instrumentos mais comuns na DV para taqsim - parte 5

Como eu disse, esse será o último post sobre Instrumentos e Taqsim. Ufa.

Rabab

Jade El Jabel não podia ficar de fora desses estudos de taqsim e nesse vídeo ela fez uma leitura da rabab que gostei muito, apesar de ela não lê-lo diretamente. O que ela fez foi incorporar o sentimento que o rabab estava passando na música, mesmo ele sendo um instrumento bastante usado nas músicas folclóricas. O rabab aparece em 5:00 até o final:


Teclado
Imita qualquer instrumento e é muuuuuuuuuuuito utilizado hoje em dia, tanto ao vivo quanto em CD. Aqui a Saida lê o teclado (muito presente nas músicas do Mario Kirlis) em 2:12-2:24 e 3:22-3:56 (valeu Verinha!):


Voz
Você não achou que voz poderia ser um instrumento? Cai dentro dos sinuosos e da expressão! SIM, principalmente em músicas baladi e tarab.


Conclusão desses posts sobre instrumentos

De maneira ALGUMA, eu estudei e preparei esses posts querendo determinar regras. NÃOOOOO! A intenção foi de dividir impressões que não são só minhas com relação a esse tema, sobre as leituras corporais que caem melhor durante os taqsims. As bailarinas são livres para criar e como sempre digo para quem estuda comigo, fazendo bonito e de forma harmoniosa, tá valendo!

Para fechar essa compilação sobre taqsim, uma performance do grupo da Elis Pinheiro, com um taqsim lindo, em que vários instrumentos que estudamos aparecem. Enjoy:


Bauce kabir,
Hanna Aisha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...