Inspirada pelo curso de Taqsim que ministrei na Escola Kelimaski em outubro, resolvi fazer um post mais detalhado sobre os instrumentos mais comuns encontrados em momentos de taqsim.
O momento de taqsim, como eu já disse, é o momento que um instrumento sola. Você, como bailarina, deve procurar traduzir o melhor que puder, o que aquele instrumento está te sugerindo, porém sem grandes deslocamentos (isso fica para a parte orquestrada da música, o lazmah).
Para começar, que tal lermos o que o tio Hossam diz para a gente (sorry, está em inglês)?
Resumindo um pouco a história, vamos dividir em 4 partes:
Família da Nay
Família do Qanoun e Alaúde
Família das Percussões
E Outros
Família da Nay
Instrumento egípcio fabricado a partir de talos de cana, está presente em todos os países árabes, comum para acompanhamento no recitar de poesias.
Movimentos fluidos, oitos, ondulações e expressão mais suave ou profunda combinam bem com os variados tipos de flauta nay. É um instrumento flexível. Geralmente, o som da nay é longo mas ele pode ser rápido, permitindo seu deslocamento, por exemplo. Shimmies podem ser bem-vindos, mas devem ser muito bem colocados na música.
Vamos ver a Aysha Almeé, que consegue traduzir de forma hipnótica a nay:
Instrumento egípcio fabricado a partir de talos de cana, está presente em todos os países árabes, comum para acompanhamento no recitar de poesias.
Movimentos fluidos, oitos, ondulações e expressão mais suave ou profunda combinam bem com os variados tipos de flauta nay. É um instrumento flexível. Geralmente, o som da nay é longo mas ele pode ser rápido, permitindo seu deslocamento, por exemplo. Shimmies podem ser bem-vindos, mas devem ser muito bem colocados na música.
Vamos ver a Aysha Almeé, que consegue traduzir de forma hipnótica a nay:
Mais sobre nay, aqui.
Bauce kabira,
Hanna Aisha
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