Translate this blog!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DVDs de Dança do Ventre - parte 1

Olá, meninas estudiosas!

A aquisição de CDs e DVDs deve ser feita quando aluna e permanecer constante, mesmo após a profissionalização. No momento da escolha de um deles, é importante que se busque informações sobre o nível de cada um, pois existem DVDs para todos eles.

Seguindo a ideia dos livros sobre Dança, que infelizmente, dei uma parada por priorizar outras leituras, resolvi fazer posts sobre DVDs de Dança do Ventre que tive a oportunidade de assistir e gostei! Vou começar esse novo tópico no blog com um DVD que eu recomendo para nível intermediário: "Sensual Passion" por Tamalyn Dallal.


Apesar de ela compor o quadro das BDSS, Tamalyn é uma bailarina muito presa a uma dança "tradicional". Suas performances raramente utilizam músicas modernas.

Nesse DVD, que está em inglês (ela fala bem calmamente), ela apresenta movimentos utilizados durante um taqsim e movimentos lentos, emendando em um solo de percussão e um finale. Além disso, ela ensina uma sequência para Zaar.

Antes de começar a ensinar, ela faz um alongamento de uns 10 minutos e no final, contém duas performances dela, sendo uma delas, a sequência que ela ensinou no DVD inteiro.

A Tamalyn explica cada movimento com muito detalhe e repete algumas vezes, sem fazer com que nos canse. É um DVD longo (com 2 horas), mas vale a pena assisti-lo todo. Eu já fiz dois workshops com ela e gostei da sua maneira de ensinar, me agrada muito. Ela é bem calma, fala devagar, explica detalhes dos movimentos e tem uma dança "simples", porém bem emotiva.

Ela também tem um livro chamado "40 days & 1001 nights" (que já recomendei aqui no blog) que fala de sua passagem de 40 dias em cada um dos 4 países muçulmanos visitados por ela. No livro, você percebe de onde ela tira sua inspiração para dançar e ensinar. É uma bailarina pouco estudada por nós, brasileiras, e que vem como uma alternativa para quem não encontra afinidade nas performances mais modernas.

Recomendadíssimo!



Bauce kabira,
Hanna Aisha

5 comentários:

  1. Oi Hanna... Adoro a Tamalyn tambem. Tenho um acervo enorme de cds e dvds e me coloco a disposição para trocar material com vc e quem mais tiver interesse amada. Tambem sou totalmente a favor dos estudos atraves de bons dvds. Bjks sucesso

    ResponderExcluir
  2. Hanna, eu tenho esse DVD e adoro!! Uma pena o megaupload estar fora do ar, ele está na lista da CDteca Gramofone Árabe.

    Quando ela veio pro Brasil vendeu o DVD a fantásticos 70 mérreis!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Hana, também tenho esse DVD e gosto muitoooo !
    Aliás, tenho vários CDS e DVDS de estudo de dança do ventre, e assim, como vc acho q é uma ótima fonte de estudos, até prá conhecer estilos diferentes, rs !

    Bjo, bjo !

    ResponderExcluir
  4. Oi Hanna!

    Tem um selinho para você no meu blog de leituras:

    http://leiturasdelaura.blogspot.com/2012/02/liebster-blog.html

    Beijos!!!

    ResponderExcluir