Translate this blog!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Em 2012...

Por esses dias, relendo minhas velhas revistas de DV (haviam revistas que a KK e Luxor produziram para banca de jornal muuuuuito antes da Shimmie aparecer), encontrei o famoso texto de Jorge Sabongi sobre as "Fases da DV". Lendo aquilo, me parece que ele conta os anos de dança e não de carreira. Anyway, não é que me identifiquei certinho?

*
10 anos (faço 12 anos de DV em 2012 - não de carreira, veja bem)

Amadurecimento e respeito pela arte
É o momento em que se atinge o primeiro platô de sabedoria. Percebe que ainda não aprendeu absolutamente nada do que existe neste manancial de cultura e começa a respeitar mais seu corpo e seu aprendizado. Percebe que a estrada é mais longa do que imaginava e agora a incorpora para sempre. Já faz parte do seu sangue conviver com o aprendizado da dança. A humildade começa a aparecer e fica difícil a convivência com as iniciantes que se encontram na fase do desequílibrio com o ego.

Procura incessante por novas fontes e maneiras de dançar
O prazer agora, mais do que nunca, está na descoberta do que durante tantos anos esteve oculto: o conhecimento. Encontra as respostas para muitas atitudes de antes e com tudo que toma contato percebe um sentido melhor, pois já teve oportunidade de sentir e compartilhar pessoalmente no passado.

Equilíbrio artístico e definição de métodos de ensino
Já não faz tanta diferença como os outros pensam ou como o mercado reage às suas investidas. Desenvolve seu trabalho procurando sempre ferramentas para aprimorar seus métodos para ensinar, passar a frente tudo o que aprendeu. O aprendizado e o aperfeiçoamento agora importam demais para si.
*

Obrigada à todas as oportunidades que apareceram para mim em 2011! Às bailarinas que me convidaram para seus eventos, ao público que foi no Zahra Sharq ou que foi me ver dançar em outro lugar, avaliações, prêmios, aulas particulares, workshops e principalmente às minhas atuais alunas (Liliane, Selena, Vanessa e Jeanne e, agora, Kamilla e Morgana que retorna em breve - são poucas mesmo!) que me permitem continuar estudando com regularidade e desenvolvendo minha criatividade.


Espero ser uma pessoa e uma bailarina melhor em todos os sentidos ano que vem e que eu possa continuar tentando contribuir com alguma coisa nesse nosso pequeno mundo de lantejoulas.

Abrindo turma nova para INICIANTES

OBS.: Já repararam no layout novo? Agora do lado esquerdo superior, existem abas com as parcerias, selos, eventos que eu indico e meu perfil do blog. De vez em quando, passa lá também!

Bauce kabira e feliz 2012!
Hanna Aisha

2 comentários:

  1. Hanna, professora maravilhosa, eu é que tenho que agradecer.. Como aprendi esse ano.... Aliás tenho aprendido desde que entrei.
    Ensinar não é para todos e vc sabe e muito. Ainda bem que segui a Vanessa rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Hanna! Nós também estamos aniversariando.... 13 anos de dança...parabéns pra gente que está sobrevivendo e se adapatando nesse mundo louco da Dança do Ventre!!!

    ResponderExcluir