Translate this blog!

sábado, 2 de julho de 2011

Sobre carreira em DV

Em um boom de festas de comemoração de anos de carreira em Dança do Ventre, minha pergunta é: a partir de quando contamos os anos de carreira?

Com todo o respeito por todas as profissionais que já realizaram ou vão realizar suas festas (porque cada um faz o quer e nesse caso, não me incomoda), eu não consigo me imaginar contando meus anos de carreira a partir do momento em que pisei na sala de aula para aprender as mãozinhas, em julho de 2000. Por exemplo: eu entrei no curso de Biologia na UFRJ em 2003/2; logo, eu tenho em torno de 8 anos de carreira como bióloga?

Isso não é uma crítica, de verdade. É mais um tópico a ser discutido.

Se eu tiver que fazer isso, só em 2018, quando, aí sim eu faço 10 anos como profissional (que eu conto com a obtenção do meu DRT simultaneamente à minha própria aceitação como profissional).

Bom, cada um na sua. E boas festas de comemoração porque a vida está aí para ser celebrada mesmo, independente da motivação.


Muitos voos altos para todas nós!

Bauce kabir,
Hanna Aisha

8 comentários:

  1. Olá querida, tudo bem??

    Agradeço pelo carinho de sempre ^^

    bjs e tenha um fim de semana de DIVA!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a coisa por aí... acho que comemorar 10 anos de dança do ventre não quer dizer comemorar 10 anos de carreira. 10 anos de dança incluem o tempo de só aprendizado + o tempo de profissionalização. Ou não. Pretendo comemorar meus 10 anos qndo chegar a hora. Profissional? Não sou, nem sei se serei... depende do conceito que a gente definir de profissional...

    ResponderExcluir
  3. Faz sentido o que diz e também contaria a partir do meu DRT...na minha opinião exite diferença entre anos de estudo e anos de formada, mas de qualquer forma é sempre bom ter motivos para celebrar =)

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lory
    não disse anos de dança, e sim de carreira. Carreira então é tempo de aprendizado? Segundo o dicionário quer dizer esfera de atividade, profissão.

    Tudo bem, de qualquer maneira, não me sinto à vontade para comemorar anos de carreira que eu não possuo.

    Como eu disse, não estou implicando, pensei alto e gostaria que outras pessoas colocassem sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Depois da febre dos Cursos Profissionalizantes, selos, agora são as festas de x anos de carreira. Modismo vai, modismo vem... Esse é o mundo da DV.

    Concordo plenamente com você. Anos de carreira ≠ anos de aprendizado.
    Infelizmente, muitas profissionais têm usado os anos em que eram apenas aprendizes em sua contagem de tempo de carreira para enganar alunas e clientes.

    Maaas... A vida está aí para ser celebrada, né??? Também não me sinto à vontade para comemorar um tempo de carreira que não possuo.

    ResponderExcluir
  6. não tinha pensado nisso, eu semrpe contava qdo pisei na sala de aula...se for pensar como você, ainda tenho muuuuito arroz com feijão pra cegar la. mas ok, o que vale é a comemoração. ou não? rs...beijocas

    ResponderExcluir
  7. Interessante. Eu acho que é um questão de ponto de vista! Entendi o seu e acho que concordo...porque se vc diz que tem X anos e carreira, dá a entender que vc está falando de uma profissão. E aí coisas como teatro, dança, etc podem se misturar com a época de hobby ou de aprendizagem quando a intençaõ de repente nem era se profissionalizar... Mas acho que dá pra entender o que a pessoa quer dizer quando tem X anos de carreira e ela inclui ali também esses anos de aprendizado..Não vejo mal nisso, sei que vc disse q nao estava implicando rs só pensando. Mas concordo que a nomenclatura carreira dá a entender anos de profissionalização..

    Mas talvez haja o ponto de vista que carreira inclui aprendizado. Eu acredito que esse ponto de vista exista e não ignoro ou recuso ele. É válido também...Por isso acho q depende do ponto de vista. Mas acho que estou mais para o lado do anos de profissionalização mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Hanna!!!

    Concordo com sua visão, porém o que vejo normalmente é "X anos de dança do ventre" - daí entendo que os anos de aprendizado podem ser incluídos.

    O que não engulo é "Profissional com 20 anos de experiência"... aí sim, penso que só devem ser contados os anos após a profissionalização.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...