Translate this blog!

sábado, 17 de julho de 2010

Dinheiro, pra quê? Ela é bailarina! - por Aisha Jalilah

Texto produzido por Aisha Jalilah

"Para que ser bem remunerado em dança?

Afinal, bailarina de dança do ventre :

- mora em tendas no deserto e não paga aluguel, IPTU e condomínio.
- não precisa de convênio médico já que lá no fundo todo mundo sabe que ela é um ser além das condições humanas normais, e está sempre rodeada por forças divinas.
- seus filhos não vão a escola e não precisam de aulas de natação pois ela é bailarina e não mãe, esqueceu?
- não faz compras no mercado, aliás comer pra quê? Ela precisa se manter em forma e se alimenta da admiração alheia.
- tem passe livre em restaurantes, simplesmente por ser parte da imaginação humana e merecer respeito pelas lantejoulas que carrega há séculos.
- não precisa se preocupar com a pele já que existe photoshop e no final tudo se resolve com uma luz baixa, ou sem luz mesmo.
- roupa de dança do ventre é barato, vende até na 25 de março. (E sempre tem aquela tia ou avó que sabe bordar)
- não precisa pagar para fazer aulas, dança é como a tecnologia bluetooth, é só estar perto de outros talentos que a transmissão acontece.
- não precisa de roupas comuns, os trajes da dança são as peças mais bonitas do seu armário e se eu fosse ela sairia na rua com eles, iria arrasar geral.
- IPVA, Seguro e licenciamento, táxi ou ônibus. Como assim, e o camelo?????
- Véu arco-íris é coringa, combina com qualquer roupa e assim economiza.
- Ela ganha muitos presentes dos homens ricos e poderosos que a cercam, inclusive muitas jóias para combinar com as roupas.
- Viver de dança é viver em meio a muito glamour, não há necessidade de almejar mais coisas na vida.
- Bailarina não tira férias, afinal a vida dela não tem estresse, então férias pra que? E quem vai me dar aulas enquanto ela estará fora....nem pensar!!!
- viagem a trabalho??? você só pode estar brincando, ? Além do mais toda vez que ela viaja é para fazer o que mais gosta, então não é trabalho, além de dançar ela ganha hospedagem e passagem... assim é fácil!
- despesas com tecnologia passam longe do orçamento, porque computador, mp3, ipod, câmera digital fotográfica e filmadora são artigos supérfluos para uma profissão que fala de corpo em movimento, então trate de se mexer e pare de reclamar.

Sendo assim não é necessário ganhar dinheiro, não é mesmo??!?

Seria engraçado se não fosse real. Tem academia grande e mega famosa que paga R$6,00 a hora-aula, o que deve totalizar R$ 72,00 por mês, esse foi um exemplo, mas a grande maioria dos contratantes exerce muito mal a valorização do seu prestador de serviço. Isso é geral, para aulas, workshops e shows, quem dirá para outras participações do artista.

Pense bem se é certo pensar que sua professora ou bailarina não necessita de remuneração de respeito. Parece brincadeira, mas o fato é que nossa condição para viver é a mesma de qualquer cidadão, trabalhar para comprar o pão... e o pão custa dinheiro...

E as colegas bailarinas podem pedir licença ao seu ego para fazer a negociação com consciência, pois ele coloca o desejo de estar em determinado palco ou de atuar em tal sala de aula em primeiro lugar e se torna o maior facilitador para pensamentos absurdos em relação a valorização do seu trabalho".
*

Tudo bem por aí? 
Bauce Kabir,
Hanna Aisha

Um comentário:

  1. É... Além de bailarina, professora - e dessa parte eu entendo: o salário, ó!
    Mesmo com estas intempéries - ossos dos ofícios, rs - não consigo esconder minha felicidade ao ver você trilhando este caminho que tanto acalentou, e com tanto sucesso!

    Beijos, e tudo de bom pra ti :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...