Translate this blog!

domingo, 20 de julho de 2014

Estilo Egípcio de Dança do Ventre

Afinal, o que é esse estilo egípcio de Dança do Ventre que a maioria das bailarinas, aqui no Brasil, querem tanto "ter e beber da sua essência"?

Será isso?


Desculpa, me enganei! Dança do Ventre Egípcia é isso aqui embaixo?


Como, então, poderíamos definir esse estilo? Eu diria que existe uma predominância de movimentos pequenos e mais detalhados, com um pouco de influência do balé. Claro que é possível encontrar elementos ocidentais numa dança desse estilo, mas vou comentar um conjunto de características que predominam.

Dizem que a Jade el Jabel, seria a bailarina aqui no Brasil que, atualmente, mais se aproxima desse estilo. Vamos revê-la?



As bailarinas que assumem ter esse estilo costumam usar poucos deslocamentos e um quadril mais marcado. Aliás, o derbacke costuma aparecer bem, principalmente, em performances ao vivo. Vamos à Soraia Zaeid, que é brasileira e está há muitos anos dançando no Egito:


Outras características que costumam aparecer mais dentro desse estilo é a interpretação mais intensa da música (não só da letra) e um trabalho de braços mais emoldurado, ainda dinâmico.


Eu diria que as brasileiras, apesar de dizerem que estudam mais esse estilo do que outros, é uma mistura de todos eles, principalmente, o argentino e mais, recentemente, o do leste europeu. Por conta disso, tem bailarina que é contra essa história toda de definição de estilo por achar que devemos procurar o nosso estilo. Sim, devemos procurar nosso estilo, ou seja, nosso jeito particular de dançar, sempre! Mas ele sempre será inspirado por uma determinada "escola" e creio que a escolhemos por afinidade tanto de assistir outras bailarinas quanto por encontrar algum que cabe melhor no nosso corpo.

Eu, particularmente, gosto de definir estilos pois acho que torna o estudo da técnica de Dança do Ventre mais didática e te instiga a procurar saber mais sobre a cultura daquele determinado lugar.

Olha que vídeo legal sobre o estilo:


Bons estudos, independente dos rótulos!
Bauce kabir,
Hanna Aisha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...