Translate this blog!

domingo, 11 de agosto de 2013

Souhair Zaki: pra estudar

Vamos a mais uma bailarina marcante e minha preferida, junto da Fifi Abdo: Suhair Zaki. Creio que muita gente já ouviu falar que ela foi a primeira bailarina a "cometer a ousadia" de dançar Oum Khoulsoum. Importante lembrar que, apesar de hoje ser muito comum, Oum Khoulsoum não era música para se dançar, apenas para se ouvir. Mas ela foi lá e fez, com aprovação da própria cantora:


Elegância, delicadeza, feminilidade, suavidade; para mim, ela representa a ideia tradicional da mulher. Muito egípcia, sem nenhum toque ocidental óbvio. Dança comumente taqsim balady, véu e snujs. Não me lembro de ter visto algum vídeo seu dançando folclore ou apenas percussão (se virem algum, coloquem nos comentários, por favor!). 

Notoriamente, ela tem um estilo diferente das outras bailarinas da época ou mais antigas: ela é mais contida, com uma "timidez" confundida com mistério: uma "moça de família", nada balady. Ela parece emanar uma sensualidade quase ingênua. Segundo ela mesma, aprendeu a dançar em casa sozinha, sem professores. Acho que ela foi a única bailarina a ter se casado apenas uma vez e chegar a ter filhos.

Eu achava que o soldadinho (aprendi como cavalo) era criação dela, praticamente exclusivo. Mas se você olhar a dança da Nagwa Fouad (dizem que era sua inimiga, não sei), ele também aparece bastante. Ela faz esse movimento de 0:13 a 0:30:


O figurino dela é bem repetitivo: saia godê, com duas grandes aberturas para as pernas, barrigueira e top, tudo com a mais variadas cores. Ela ainda é viva e se aposentou no ponto alto da carreira. Samia Gamal e Tahya Karioka eram suas inspirações e seu padrasto quem a incentivou a ter carreira como bailarina desde muito cedo, sendo também seu empresário. Ela participou de inúmeros filmes; já percebeu que a maioria dos vídeos dela estão ambientados?


Ela é um exemplo de que "menos é mais". Um dos fortes dela é fazer emendas de sinuosos com excelência e sempre preferiu improvisar. Além disso, ela trabalha os movimentos sempre de forma pequena, nunca expansiva. Vale a pena estudá-la, caso você precise trabalhar suavidade, calma, além dos lentos.


O auge de sua carreira foi nos anos 70 e ela se aposentou nos anos 90. Quer saber mais sobre ela? Vá aqui, aqui, e aqui. Essa performance foi minha tentativa de representá-la, a pedido da bailarina Shaira Sayaad - foi um processo delicioso, confesso:


Bauce kabira,
Hanna Aisha

2 comentários:

  1. Oi Hanna, parabéns! Acho que sua tentativa de representa- la foi muito feliz. Diria que até melhor que a própria. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, pessoalmente, esse é um dos maiores elogios que recebi porque ela é minha preferida.
      Acho que muita gente não gosta da Golden Era por conta da suposta técnica que elas não tinham. Eu discordo, mas entendo o ponto de vista.
      A dança mudou muito e o gosto mudou.
      Beijos e comente mais!
      Mais uma vez, muito obrigada!

      Excluir