Translate this blog!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Marrocos e Dança do Ventre

Texto revisto e reescrito em 20/11/12.

Olá, bellynerds!

Quando a gente aprende ou ouve falar sobre shaabi, a gente vai no youtube procurar por videos e pode acabar se confundindo. O shaabi egípcio já foi explicado aqui, mas também existe o chaabi marroquino que é completamente diferente.

Infelizmente, nunca fui no Marrocos, mas ao longo desses anos lidando com Dança do Ventre, algumas vezes me deparei com uma música "diferente" da que eu costumava ouvir e aprendi, sem querer que era música marroquina! Aaaaah, agora sim!


Existem muitos tipos de música marroquina como árabe, berbere, popular... e costuma ser tocado em diversos momentos de celebração. Esse ritmo chamado chaabi também tem a conotação de "popular" e nada mais é que música popular com diversas influências da música árabe, africana e berbére com elementos ocidentais como pop, reggae e rap. Chalf Hassan é o que mais encontrava por aí... mas existem diversos outros artistas!


Essa música teve sua origem nas ruas nos anos 70 para competir com o shaabi egípcio e a música libanesa. Também podem possuir letras politizadas e os pioneiros foram Lemchaheb, Nass El Ghiwane e Jil Jilala. O surgimento desse estilo fortaleceu a estima do próprio país, que sempre ficou à margem dos países vizinhos.

E a dança do ventre, ela existe no Marrocos? Claro que existe, como não?



Maaaaas, como o país é um dos mais conservadores do lado de lá, bailarinas profissionais são consideradas prostitutas (e o são na maioria, shikhat) e eu achava que basicamente não havia dança do ventre por lá, do jeito que a gente gosta que seja, como profissão. Confirmado pela minha tia, que não viu nada. A única coisa que ela me trouxe foi uma fita cassete de música. Mas, conversando recentemente com a bailarina carioca Luciana Midlej, ela disse que existe sim, inclusive acontecem lá importantes festivais. Gente, alguém sabe dizer mais sobre isso???

Esse site aqui é legal... mas quer ver mulher marroquina dançando?



Vamos treinar nossos ouvidos mais um pouco? Tem mais aqui!
Fonte principal: Travel to Morocco

Bauce kabir,
Hanna Aisha

3 comentários:

  1. olá florzinha tenho novidades lá no blog, beijocas

    ResponderExcluir
  2. http://veuseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Querida Hanna ontem pesquisando para encontrar sobre aquela dança e ritmo que postei no grupo Reconhecendo Ritmos do Facebook achei alguns site falando sobre festivais culturais no Marrocos.

    http://www.emb-marrocos.pt/textos/cultura-marroquina-/as-principais-manifestacoes-culturais-em-marrocos-_117.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...