Enquanto somos alunas, não temos ideia do quão trabalhoso é organizar shows e festivais de Dança Árabe. As bailarinas profissionais que já se aventuraram com isso entendem perfeitamente o que digo: a busca para local pra workshop e teatro, reunião de todas as músicas, filmagem, som, iluminação, preocupação com público, divulgação, staff, etc etc etc. cada item a ser constantemente revisto até que chegue o dia.
Já organizei dois shows com convidados de fora da cidade: isso multiplica os custos e o trabalho. Passagens, estadia, alimentação, transporte e cachê. Por isso, é preciso muita certeza, paciência e garantia financeira de que você vai pagar tudo, mesmo com prejuízo. O QUE É COMUM, não importa o tamanho do evento.
O sofrimento sempre se inicia com a escolha do local do show; você não pode fazer NADA sem isso. O máximo que você tem em mente é uma data prevista para marcar o local. E tudo está para hora da morte, pelo menos, aqui na cidade do Rio de Janeiro. Preço, segurança, disponibilidade de data: são coisas difíceis de combinar do jeito que você quer. E, às vezes, você deve abrir mão de algo para realizar seu projeto.
Uma vez combinado o local, começa a busca por atrações - essa é a parte mais divertida para mim. Montar o show, escolher as músicas, fazer o cartaz. Pronta sua programação, hora de divulgar! Daí também vem a parte de distribuição de cartazes, confecção dos ingressos, divulgação por internet... boa hora para aumentar ou estreitar contatos!
Obviamente, nem vou comentar como segue o dia do show: ADRENALINA PURA, para que tudo dê certo. Ah sim, também não é comum tudo sair 100%, ter jogo de cintura é absolutamente fundamental. O cara da filmagem esqueceu do evento, você esqueceu o CD do show, não limparam o teatro... essas coisas.
Dicas de quem organiza e também frequenta shows:
- Sugiro fortemente que os cartazes sejam feitos por bons designers: para mim, isso qualifica muito a organização. Cartazes mal feitos sugerem desleixo.
- Seja pontual: As pessoas cansam de esperar, desanimam.
- Evite que o público saiba dos problemas dos bastidores: ninguém precisa saber que você está muito chateada com o atraso de alguém.
- Cuide das convidadas do show com carinho: elas podem retornar (ou não) para seus eventos. Comidinha gostosa, água, suco e camarim confortável.
- Contrate um staff, uma ou duas pessoas para te ajudarem no dia: nossa, COMO faz diferença!!! Nem que seja aquele seu amigo, camarada!
- Caso você faça um DVD, escolha alguém que faça boa edição: seu evento não terá terminado no dia, já que você irá propagá-lo por aí. Edições mal feitas (às vezes, não é culpa nossa) queimam um pouco nosso filme.
Tem evento que eu nunca mais pisarei. Como eu não quero que isso ocorra comigo, prefiro organizar algo o mais bonito possível, mesmo que isso custe mais do que eu previ. As impressões são as que mais importam, não importa o quanto você gastou. São elas que vão fazer você aumentar seu público, ganhar alunas novas e ficar bem dentro da classe artística. CLARO, que a satisfação do evento ter acontecido é sempre grande. Todos se orgulham dos projetos criados e cumpridos.
Muito feliz no encerramento do "Zahra Sharq" 2009, com Maira Magno.
Boa sorte a todas que já organizaram evento e às que ainda irão se aventurar!
Bauce kabira,
Hanna Aisha
Hanna Aisha
Olá!
ResponderExcluirRealmente organizar um evento deve ser difícil, minha própria professora diz, sei como ela fica quando organiza seu evento, é adrenalina total! Mas acredito que no fim, tudo vale a pena. =)
Beijinhos!