Translate this blog!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

[Off-topic] Meu blog é neutro em carbono

Queridos e preocupados leitores,


Minha formação como bióloga e cidadã consciente, me faz, por exemplo, juntar papel para reciclagem. Podia fazer mais, claro, todos nós! Mas a vida impede a gente de fazer tanta coisa... cheguei a fazer um post sobre como poderíamos implementar alguma coisa para contribuir para destruirmos menos o nosso ambiente, usando a Dança do Ventre como exemplo (acredito em ações individuais para problemas locais, mas tenho noção de que para problemas globais, não somos nós quem resolveremos isso).

Esse mês, recebi o convite da Camila Araújo, que faz parte da equipe Gesto Verde, para participar de uma campanha sem fins lucrativos promovida pela Guiato, uma startup que visa promover a sustentabilidade através do meio digital. O Gesto Verde lançou o desafio inicial de plantar 500 árvores em prol da diminuição do impacto ambiental gerado pela sociedade. Após conquistar a parceria de 500 sites/blogs, o Gesto Verde resolveu aumentar o desafio: plantar 1.000 árvores nativas no Brasil e para isso, eles precisam da participação de 1.000 sites/blogs, sendo que cada post sobre a campanha é revertido em uma árvore plantada pelo IBF.

Fica a pergunta: por que um blog produz quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano? 

Segundo a equipe do Gesto Verde, "De acordo com um estudo realizado pelo ambientalista e físico da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, um internauta produz, em média, cerca de 0,02 gramas de COpor exibição de página. 

Considerando que um blog geralmente recebe em torno de 15.000 visitas por mês, isso resulta em 3,6 kg de CO2 emitidos por ano. Este total é gerado principalmente pelo grande consumo de energia, devido à refrigeração necessária para o funcionamento de computadores e servidores. 

Infelizmente, não é possível saber quanto de CO2 uma árvore absorve exatamente. Pois isso vai depender da sua espécie, da sua exposição à luz, do tempo necessário para o seu crescimento e de características locais, tais como o solo, recursos hídricos disponíveis e a latitude onde a árvore se encontra. 

O que se pode dizer, com certeza, é que o plantio de uma árvore absorve uma média de 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite, anualmente, cerca de 3,6 kg de CO2 ma árvore é, então, capaz de neutralizar as emissões de CO2 e um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período". 

Queridas blogueiras, vamos participar? 

Meu Blog é neutro em CO2, neutralize o seu também. Saiba como. 


Bauce kabira, 
Hanna Aisha

Nenhum comentário:

Postar um comentário