Translate this blog!

domingo, 11 de novembro de 2012

Raks Shamadan (Candelabro)

Olá, curiosas!

No Egito, antes da eletricidade, os convidados carregavam grandes lanternas enquanto que as bailarinas as equilibravam na cabeça, até que os candelabros apareceram, para iluminar os rostos dos noivos durante a procissão que ocorre nos casamentos egípcios.

A primeira bailarina, que se sabe, a fazer sucesso com este elemento (senão a pioneira em carregá-lo) foi Zouba El Klobatiyya, filha da famosa Shoufiqa al Koptiyyah. Nadia Hamdi, sua neta, também ficou conhecida por dançar com o candelabro e até hoje é chamada para tal:


O candelabro ainda faz parte dos casamentos egípcios. Porém, com muitos deles acontecendo dentro dos hotéis, a "procissão" fica representada pela entrada dos noivos no salão com as bailarinas à frente. Nossos candelabros são muito pequenos com relação às das egípcias (provavelmente pela praticidade), por isso não estranhe o tamanho deles assim como das velas, é normal:


E de onde tiraram a ideia de que candelabro deve ser lânguido? Candelabro pode sim ser alegre e ser dançado no palco! É importante lembrar que o contexto original do candelabro é a dança ghawazee, que eram as bailarinas contratadas para as festas antes das bellydancers atuais. Não sei se perceberam, mas nos dois vídeos anteriores, os snujs estão presentes, apesar de não estarem nesse aqui embaixo:



Mas se você gosta de languidez, ok, tá liberado! Mas acho que para ficar bom e não entendiante, delicadeza, destreza e criatividade são bem-vindos!


Sobre figurino: acho que vai depender da sua proposta, se ela será folclórica ou performática. Também não sei de onde vem o véu na cabeça, eu, particularmente, não uso e se pingar uma ou outra parafina das velas no meu cabelo, não me incomodo. Tem gente que sempre usa com essa justificativa, mas acho que fica ao critério de cada uma.

Fontes: Princess Farhana, anotações pessoais de aula com Melinda James.

Bauce kabira,
Hanna Aisha

Um comentário:

  1. Estou preparando uma performance com candelabro mas, apesar de conhecer e entender as raízes dessa dança, resolvi fazê-la de forma mais poética e estilizada.
    Não sei se vc já viu, mas a Nesrine dá um show nesse quesito nessa performance aqui ó: http://www.youtube.com/watch?v=pVXinhHjYgQ
    Beijos.

    ResponderExcluir