Quem não sonha em fazer aquela maravilhosa queda turca? Quem não fica deslumbrado com a habilidade, rapidez, equilíbrio e segurança daquela bailarina que realiza qualquer tipo de queda? As quedas são mais comuns que a gente imagina porque existem vários tipos delas que você pode introduzir na sua performance:
Agachamento rápido
Esse é o mais fácil para se começar a treinar. O exigido é um joelho bom e abdomen contraído. Orit Maftsir em 3:08 e 3:57:
Queda turca
Quando aprendi o que era, imediatamente quis desenvolver e comecei aos poucos, a tentar encostar a cabeça no chão, a partir da minha posição ajoelhada, para iniciar o alongamento da coxa. Eu fazia todos os dias. Até ter coragem para fazer a queda turca literalmente. Geralmente, se faz queda turca no final da performance, mas é comum, principalmente as libanesas (que usam muito) também realizarem no meio da música. Aqui, eu fiz a queda turca nessa performance de dabke moderno no final (detalhe pro sapato! ahahaahahah):
Quedas sentadas
Aqui, Aziza Mor-Said realiza a pose final com uma queda menos comum, a sentada, mas interessante de ser feita (recomendação da Rachel Pinheiro).
Outra queda desse tipo, que eu gosto de ver, é a queda que a Esmeralda faz. Esse é meu próximo desafio! Cair sentada e com sapato sem parecer uma pata choca, sem me machucar e ainda levantar sorrindo!
O segredo, no fim das contas, é a segurança. Se você não a tem, NÃO FAÇA, para não desequilibrar, podendo além de ficar feio, se machucar. Segura a ansiedade!
Bauce kabira,
Hanna Aisha
Flor, assiste isso e depois me conta: alguém já fez melhor?
ResponderExcluirhttp://youtu.be/xFYZeYkq_mo
Fia, isso não é uma queda, mas um cambrê magnífico!
ExcluirÉ um cambrê magnífico, sim, mas tb uma forma de mudar de nível pq ela desce todinha no chão. Um abuso de pessoa!
Excluir