Translate this blog!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Marsah Matruh

Vamos falar rapidamente sobre uma cidade sempre citada nos estudos de Hagalla: Marsah Matruh.

É uma das principais cidades turísticas do Egito, conhecida por suas areias macias e brancas, além de suas águas calmas e transparentes. É a última cidade do Egito antes da Líbia. Possui um clima típico do Mediterrâneo, com invernos frios e verões quentes e secos. Lá, estão ruínas do faraó Ramsés II e de um dos palácios da Cleópatra. Atualmente, a cidade produz cevada, lã, ovelha, melancia e azeitona.

A cidade ainda possui beduínos vivendo e a Dança Hagalla supostamente veio dessa região. Mahmoud Reda foi o responsável por levar aos palcos e ao conhecimento de todos, mais uma dança folclórica egípcia. Como todo folclore, os movimentos são sempre simples e repetitivos e para que a dança fosse mais cênica, a introdução do balé e de outros movimentos criaram a Dança Hagalla que vemos sendo executada em quase 100% dos vídeos no youtube.

E como procurar dançar da forma mais tradicional possível? Danças folclóricas são sempre polêmicas justamente porque Reda, nossa principal referência em folclore, nunca representou essas danças em sua forma pura e sim modificada. Para realizar um folclore "mais real", apenas com pesquisa de campo para que você veja com seus próprios olhos. E mesmo assim, não é garantia de nada pois esses grupos étnicos costumam ser isolados e não tão abertos quanto a gente pensa. Se fosse fácil, encontraríamos alguns vídeos gravados em campo com muito mais facilidade, não?

Mas quem sabe alguém resolve dar um pulinho em Marsah Martruh e conta para gente depois?



Bauce kabira,
Hanna Aisha

Um comentário: