Translate this blog!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Marrocos e Dança do Ventre

Texto revisto e reescrito em 20/11/12.

Olá, bellynerds!

Quando a gente aprende ou ouve falar sobre shaabi, a gente vai no YouTube procurar por videos e pode acabar se confundindo. O shaabi egípcio já foi explicado aqui, mas também existe o chaabi marroquino, que é completamente diferente.

Infelizmente, nunca fui no Marrocos, mas ao longo desses anos lidando com Dança do Ventre, algumas vezes me deparei com uma música "diferente" da que eu costumava ouvir e aprendi, sem querer, que era música marroquina!


Existem muitos tipos de música marroquina e costumam ser tocados em diversos momentos de celebração. Esse ritmo chamado chaabi também tem a conotação de "popular" e nada mais é que música popular com diversas influências da música árabe, africana e berbére com elementos ocidentais como pop, reggae e rap. Chalf Hassan é o que eu mais encontrava por aí... mas existem diversos outros artistas!


Essa música teve sua origem nas ruas, nos anos 70, para competir com o shaabi egípcio e a música libanesa. Também pode possuir letras politizadas e os pioneiros foram Lemchaheb, Nass El Ghiwane e Jil Jilala. O surgimento desse estilo fortaleceu a estima do próprio país, que sempre ficou à margem dos países vizinhos. E a dança do ventre, ela existe no Marrocos?



Como o país é um dos mais conservadores "do lado de lá", bailarinas profissionais são consideradas prostitutas (e o são, na maioria, shikhat) e eu achava que basicamente não havia dança do ventre por lá, do jeito que a gente gosta que seja, como profissão. Mas, conversando recentemente com a bailarina carioca Luciana Midlej, ela disse que existe sim, inclusive acontecem lá, importantes festivais. Gente, alguém sabe dizer mais sobre isso???

Esse site aqui é legal... mas quer ver mulher marroquina dançando?


Vamos treinar nossos ouvidos mais um pouco? Tem mais aqui!
Fonte principal: Travel to Morocco
Bauce kabira,
Hanna Aisha

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sobre Zahra Sharq 2011

Olá!

Os agradecimentos começam com público do show e do workshop. Obrigada pela confiança em acreditar no meu evento que esteve em sua terceira edição!

Em seguida, agradeço imensamente às bailarinas participantes a disponibilidade e interesse. Mais o que apenas dançar, eu espero que todas recebam o retorno merecido por cada trabalho apresentado. E eu sei que existe um retorno.

Obrigada Jannah El Havanery, pelo contato inicial e a posterior confiança em vir para o Rio dançar e agradeça suas meninas por mim. Todas são muito simpáticas e educadas.

Obrigada à minhas alunas Vanessa, Jeanne, Liliane e Cecília que por meio de CDs, flores, presentes, olhares, abraços e paciência me ofereceram seu carinho e apoio.







No workshop...



Não vi quase nenhuma apresentação, mas o pouco que ouvi das pessoas foi de que esse foi meu melhor e de mais alto nível. Isso é resultado do trabalho de vocês mesmas. Espero ver logo os vídeos! E a todos, desculpem qualquer falta de atenção e espero que eu tenha oferecido conforto suficiente para que se sentissem bem.

Infelizmente, a Hadara Nur não pôde estar presente no evento por problemas de saúde. O que tinha de ser resolvido já foi resolvido entre as partes interessadas e o que fica é um pouco de vazio pela expectativa criada por todos. De qualquer maneira, agradeço também à Hadara pelo interesse em vir para terras cariocas.

Sobre o DVD, eu ainda estou pensando se farei a edição. Para isso, preciso saber quem são as reais interessadas em comprá-lo, sairá por R$ 20,00 cada um. Por favor, enviem um email para hannaaisha00@gmail.com. A programação foi a seguinte:

Jannah El Havanery – Clássica
Adrielli Brites – Salsa Árabe
Hanna Aisha – Zaar moderno 
Jaqueline Campos - Tribal Fusion
Grupo Osíris – Fitas
Natália Trigo - Clássica
Hanna Aisha - Taqsim Balady
Luciana Midlej – Oum Khoulsoum
Jannah El Havanery - Derbacke
Cia Zahra Sharq – Said com bengala
Nadja El Balady – Tribal Brasil
Shaira Sayaad – Dança com Espada
Jannah El Havanery - Wings
Hanna Aisha – Tarab 

Entrarei de férias dia 31 de agosto e emendarei em um congresso, voltando ao Brasil dia 08 de outubro. Certamente, minha presença na net diminuirá bastante, mas tentarei manter os posts atualizados.

Bauce kabira, 
Hanna Aisha