Translate this blog!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ayoub no solo de percussão

Comumente vemos dentro de um solo de percussão o ritmo soudi do khaliji ou o said sendo tocado e a bailarina representando muito bem os movimentos. Mas quando cai um ayoub no meio, sem estar na forma de entrada e saída como no laff?

Eu já escrevi um post sobre a Dança Zaar aqui mesmo. Porém, dentro do solo de percussão, você não precisa representar essa dança com tanta, digamos, empolgação. Assim como você não precisa ficar dançando khaliji o tempo todo quando o soudi aparecer na percussão, o que você precisa fazer é marcar, ou seja, fazer passos característicos, que lembrem a dança em questão.


E como faço isso? Estudando os videos de Dança Zaar para retirar os movimentos em comum. O ayoub é um ritmo de 2 tempos (DUM TAK DUM), que parece com o soudi (TAK DUM DUM) e o laff (TAK TAK DUM). Jogadas e rodadas de cabeça e cabelo, marcação dos DUMs com o peito e braços, giros. Vejamos a bailarina Sarat:


Ela dançou o solo com mais empolgação, mas eu acho que não precisa de tanto. Você pode fazer uma boa representação do Zaar de forma mais delicada. Aqui, a bailarina argentina Ambar faz uma apresentação deliciosa:


Acho que percussão com ayoub no final tornam as performances mais interessantes pois é um elemento "surpresa" e hipnótico quando bem executado.

Yallah ya shabab!
Bauce kabir,
Hanna Aisha

3 comentários:

  1. O mais difícil pra mim ainda é ter certeza de quando é um ayoube ou um soudi. Ainda que na teoria e no estudo isolado do ritmo, eu perceba a diferença, na prática, quando toca na música, ainda fico receosa. Uma vez o Douglas (Felis - músic) me disse pra sentir o peso. Tenho tido mais sucesso quando opto por não tentar entender cognitivamente e deixar o corpo responder. Mas que me embolo, as vezes, me embolo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Hanna, adorei o seu blog, sempre passo pra dar uma espiada nos novos e antigos posts, está sendo uma ótima fonte de consulta e renovação dos meus estudos. Gostaria de saber se você me autoriza a dividir seus posts com as minhas alunas que não tem acesso fácil a internet. muito obrigada e parabéns pelo blog maravilhoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Claaaaaaaro que pode dividir (com os devidos créditos), o blog está aí para isso, não só para dar como para receber contribuições!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...