Translate this blog!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ayoub no solo de percussão

Comumente vemos dentro de um solo de percussão o ritmo soudi ou said sendo tocado e a bailarina representando muito bem os movimentos. Mas quando cai um ayoub no meio, sem estar na forma de entrada e saída, como o laff?

Eu já escrevi um post sobre a Dança Zar aqui mesmo. Porém, dentro do solo de percussão, você não precisa representar essa dança com tanta, digamos, empolgação. Assim como você não precisa ficar dançando khaliji o tempo todo quando o soudi aparecer na percussão, o que você pode fazer é marcar, ou seja, fazer passos característicos, que lembrem a dança em questão.

E como faço isso? Estudando os videos de Dança Zar para retirar os movimentos em comum ou aprendendo com alguma professora qualificada.

O ayoub é um ritmo de 2 tempos (DUM TAK DUM), que parece com o soudi (TAK DUM DUM) e o laff (TAK TAK DUM). Jogadas e rodadas de cabeça e cabelo, marcação dos DUMs com o peito e braços, giros. Vejamos a bailarina Sarat, que fez uma leitura mais criativa:


Ela dançou o solo com mais empolgação, mas eu acho que não precisa de tanto (é questão de gosto mesmo). Você pode fazer uma boa representação do Zar de forma mais delicada, se preferir. Aqui, a bailarina argentina Ambar faz uma apresentação deliciosa:


Acho que percussão com ayoub no final tornam as performances bem interessantes, pois é um elemento "surpresa" e hipnótico quando bem executado:


Bauce kabira,
Hanna Aisha

3 comentários:

  1. O mais difícil pra mim ainda é ter certeza de quando é um ayoube ou um soudi. Ainda que na teoria e no estudo isolado do ritmo, eu perceba a diferença, na prática, quando toca na música, ainda fico receosa. Uma vez o Douglas (Felis - músic) me disse pra sentir o peso. Tenho tido mais sucesso quando opto por não tentar entender cognitivamente e deixar o corpo responder. Mas que me embolo, as vezes, me embolo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Hanna, adorei o seu blog, sempre passo pra dar uma espiada nos novos e antigos posts, está sendo uma ótima fonte de consulta e renovação dos meus estudos. Gostaria de saber se você me autoriza a dividir seus posts com as minhas alunas que não tem acesso fácil a internet. muito obrigada e parabéns pelo blog maravilhoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Claaaaaaaro que pode dividir (com os devidos créditos), o blog está aí para isso, não só para dar como para receber contribuições!!!

    ResponderExcluir