Translate this blog!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Estudando língua árabe - parte 2

Olá, bellynerds (adorei o termo, Lory)

Poucas pessoas sabem, mas eu terminei meu curso básico de árabe formal em 2009, o que não significa que eu fale e entenda árabe falado, que é informal e tem estrutura um pouco diferente. Mas como tô parada com o estudo da língua há mais de 2 anos, resolvi retomá-lo de forma autodidata, ou seja, revendo o que já estudei no curso. Já esqueci muuuuita coisa! Me sentindo mais segura, quem sabe procuro um professor de língua falada...

Daí achei que ao longo desse meu processo de "re-estudos" (que não sei se será constante), achei que seria legal postar aqui de vez em quando umas "lições de árabe para bailarinas". Eu já fiz um post sobre língua árabe, com o alfabeto escrito e falado e vou considerá-lo como a lição 1.

A lição de hoje ainda se refere às letras do alfabeto, que se dividem em letras solares e lunares. Não há maiúsculas, todas são consoantes, menos a primeira, o 'alif (ا). A forma das letras ao serem escritas vai sofrer variação se:
- estiver isolada
- estiver unida à letra anterior e/ou posterior

Pra gente, o que importa mais é a transliteração, ou seja, como a letra na forma "árabe" fica na forma "ocidental". O problema é que não existe regra para isso e as pessoas transliteram da maneira que pronunciam e acham uma correspondência, às vezes, colocando números para representar fonemas que não temos normalmente. Exemplo, a palavra "noite":

noite = ليلة - Pode ser escrito como layla, leyla, leila
egípcio = مصري Pode ser escrito como masri, mesri, masry

E noite egípcia? ليلة المصرية Fica layla masria, recebendo um "a" (ة) no final por conta de "noite" ser feminino.

Bom, essa foi uma lição mais introdutória que outra coisa, mas se eu colocar coisas muito densas, ninguém vai querer ler... heheeheh

Até a próxima.
Bauce kabira (Beijo grande),

Hanna Aisha

Um comentário:

  1. Guerreira! Estudar árabe é ser muito guerreira!!! Alás, é ser ultra-bellynerd!!!!!! Rs!

    ResponderExcluir