Translate this blog!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dança com taças

Post revisto e reescrito em 30/09/2018

Taças é considerado por algumas bailarinas como dança folclórica. Por quê? Porque sua origem (talvez estadunindense) é inspirada no candelabro, que nada mais é que um acessório utilizado por bailarinas em casamentos egípcios, uma tradição muito comum até hoje, de origem ghawazee.

Você também concorda com isso? Eu, particularmente, não consigo considerar as taças um folclore. Já a dança com o candelabro, que faz parte da zaffa, inicialmente, conduzida por ghawazee, é uma expressão mais tradicional. Logo, eu entendo as taças como um elemento moderno que, aliás, combinam bem com restaurantes e festas particulares, por ser um acessório que dá um ar de mistério, como leigos costumam apreciar.

Bom, resolvi escrever esse post mais para compartilhar uma pequena angústia: por que as pessoas não conseguem fazer uma coreografia de taças sem ser monótona?

..."É um ótimo acessório para iniciantes". Concordo.
..."Fica legal com música lenta"...
...mas, por que sempre a música da Loreena, "MARCOPOLO"???...

Vi raras apresentações legais com taças, como essa aqui:


Como as taças limitam bastante os movimentos com as mãos, uma ideia é explorar deslocamentos, braços, cambrês, pliês, ondulações e equilíbrio. Elas mostraram que é possível variar, mesmo com as mãos aparentemente "atadas".

O vídeo abaixo foi minha tentativa de fazer uma coreografia com taças mais dinâmica e com alunas do intermediário. Usamos velas de mentira (à bateria, são baratas, coloridas, fica bem bonito o efeito - que não dá para ver no vídeo porque não diminuíram as luzes) porque os teatros costumam proibir fogo em palco. Espero que gostem:


Se tiverem vídeos, mostrando trabalhos diferenciados, coloquem nos comentários!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

6 comentários:

  1. Oi Hanna,
    Vou postar aqui uma apresentação minha e de um grupo da escola de dança Portal Hanna Belly, de candelabro e taças, espero que goste, comente depois, ok?
    http://www.youtube.com/watch?v=F7fyRgLn234

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você: já até tinha começado a preparar um post sobre o assunto, mas não preciso mais fazê-lo. Vc falou justamente o que eu queria.
    Taça nunca foi, nem nunca será folclore.
    E não sei pq insistem em colocar como elemento para iniciantes - fica ainda mais tedioso de assistir.
    Não conhecia essa idéia das velas à batéria. Amei! Onde é que acha isso?
    Da apresentações que vi no youtube, gostei muito dessa da Elis e uma da Jufih Maat Ayuni, que é perfeita:
    http://www.youtube.com/watch?v=iRQIhIQ--TI&feature=related
    Não gosto de nada nas minhas mãos. Me dá nervoso, por isso, não me inspiro muito com esse elemento.
    Beijocas, gatona!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Perlla

    obrigada pelo video. Acho que dinâmica e criatividade vc colocou com certeza, mas não gostei da música e acho que as meninas com candelabro foram pouco exploradas. Mas vc já saiu do comum, legal!

    Oi, Lory

    adorei o da Jufih, uma graça.
    As velas de mentira a gente encontra com facilidade aqui no Rio, tem de várias cores. Se precisar um dia, te envio. Procurei na net e achei uma que é parecida com as nossas: http://www.compradiccion.com/hogar/velas-con-mando-a-distancia

    Eu adoro dançar com taças (acredita?), por isso que fiz esse post.

    ResponderExcluir
  4. Vou procurar essas velas aqui. Se não achar, falo com vc de novo. E, sim, a Jufih é muito fofa. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Ola, gostei bastante da sua apresentação e do seu blog parabéns. Me ajudou bastante no meu trabalho de ARTES. <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz, Gabriel! Obrigada por compartilhar isso!

      Excluir