Translate this blog!

sábado, 16 de agosto de 2014

Importância do Folclore na DV

Já divulguei publicamente minha opinião de que para saber dançar Dança do Ventre (não estou falando de ensinar), não era exatamente necessário saber Folclore Árabe. Hoje, depois de mais experiência e observação, mudei de opinião. Sim, é preciso saber Folclore para saber dançar e, claro, dar aulas de Dança do Ventre.

- Mas eu não quero dançar folclore!
Mas quem disse que você precisa dançar folclore? Você pode dançar somente o bellydance! Bellydance não inclui o baladi, tá? Agora, voltando à questão do folclore. Como você quer representar uma dança que tem como maior origem os países do Oriente Médio sem estudar minimamente seus folclores e sua expressão popular? Como você vai reconhecer ritmos e representá-los de uma forma harmoniosa se você não sabe o que é khaliji ou zaar? Você, pelo menos, sabe que turco não é árabe e que, talvez, seu amigo libanês não entenda bem a música egípcia que você entregou pra ele traduzir?

- Mas eu só quero dar aulas de Dança do Ventre!
E quem disse que o folclore não será importante? Ou você acha que suas alunas não irão às aulas com perguntas sobre folclore para você? Claro, você pode ser sincera e encaminhá-las para outras profissionais, mas a questão aqui é outra: você está satisfeita com o que sabe? Se sim, ótimo! Encaminha suas alunas pra gente! ;-)

- Mas só quero dançar e não dar aulas!
Releia a primeira pergunta e respectiva resposta.

- Mas só quero trabalhar dançando em restaurantes!
Bom, aí vai depender de que restaurante você quer dançar... caso você vá dançar em um restaurante cujo dono é árabe, eu sugiro fortemente que você vá correndo estudar, pelo menos, said, dabke e khaliji porque existe a chance de você passar vergonha.

- Mas quero dançar igual a Shakira!
Ok, então vai aprender Stilleto e não Dança do Ventre.

- Mas quero apenas dançar pro meu marido!
Ah sim... beleza, você não precisa do folclore.

Queria colocar um vídeo meu como exemplo do que quero dizer com esse post. Eu não costumo representar os folclores dentro das músicas bellydance de forma muito forte, mas representá-los de forma mais sutil. E foi o que fiz na parte que entra o mizmar (1:04) e eu não fiz imediatamente os movimentos de said. O que poderia acontecer se eu não soubesse que quando o mizmar entra, a música passa a ter um tom mais folclórico? Na verdade, nada. Mas eu perderia uma grande chance de mostrar para o público (que nesse caso, sabia o que era um said) que percebo essas mudanças de tom e que sei representá-las de forma mais adequada.


- Mas, então, eu preciso conhecer TODOS os folclores árabes?
Olha, nem eles devem conhecer... assim como não conhecemos os nossos. Mas existem folclores fundamentais para você se garantir minimamente nas suas performances. Hoje em dia, felizmente, existem muitas profissionais de qualidade oferecendo aulas que poderão te orientar com mais embasamento téorico e prático. E se algo te soa estranho na música que você quer dançar, simplesmente não a utilize agora e escolha outra!

Fiz uma live sobre isso, dá uma olhada!
Abre a cabeça, pessoa! E vai estudar!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

2 comentários:

  1. Eu também já tive a opinião "pra dançar DV não precisa saber folclore, uma coisa é uma coisa e a outra, outra coisa" rs. Mas hoje já mudei de opinião também. Não só por esses elementos que acredito serem mais óbvios (representar o folclore minimamente quando ele aparece a música)... Mas minha opinião mudou por outra questão e não sei se a palavra "precisa" é a mais adequada. Em suma, hoje percebo que saber, estudar, analisar e SENTIR um pouco do que é o folclore enriquece muuuuuuito sua compreensão da dança do ventre e deixa tbm sua performance com um sabor diferente. E é gostoso. Talvez no começo nem todas as alunas gostem, mas dançar folclore é muito gostoso. E quanto mais você estuda mais você entende e se apropria da Dança do Ventre praticada hoje. Eu acho que a palavra é "importante", como no título do post: "a importância do folclore".

    Bjs Hanna =*

    ResponderExcluir
  2. Ter estudado folclore (ainda tenho muito que aprender!!!!), foi uma das questões mais relevantes para melhora das minhas aulas em pelo menos 90%! Vc passa a entender melhor os estilos de música e a dançar com consciência!!! Vale a pena!!!!

    ResponderExcluir