Translate this blog!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Instrumentos mais comuns na DV para taqsim - parte 4

Ainda falando sobre taqsim... cansadas? heheheeh Eu não!

Ainda sobraram vários instrumentos para a gente ver que se encontra na categoria "Outros": violino, acordeon, saxofone, órgão, voz, teclado, mizmar, rabab... e será dividido em duas partes.

Violino
Assim como a nay, você pode dançar o som do violino com movimentos fluidos por todo corpo, sempre marcando os acentos e velocidade. O rabab exige um pouco mais de intensidade. Nesse video, Aida lê o violino de uma forma um pouco diferente, com inserção de shimmie também, mas não achei ruim (em 2:35-3:47):


Acordeon
Os movimentos podem ser parecidos com os do violino, porém com um pouco menos de elegância e com um jeito mais "baladi". Na minha opinião, pode-se ler o acordeon de muitas maneiras. Aqui, eu fiz um solo de acordeon:


Saxofone
Essa dança não é um taqsim, conceitualmente, mas o coloquei para ilustrar um solo de saxofone. É mais moderno, mas sua leitura é tão flexível quando a do acordeon:


Órgão
Seu som me dá a impressão de ser uma mistura de piano com teclado mais antigo (me perdoem os músicos!). Eu diria que os movimentos serão ditados principalmente pela intensidade que a melodia está sendo tocada pelo órgão. Um pequeno taqsim de órgão com Munira Magharib (1:45-2:05):


O próximo post sobre esse tema será o último!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

4 comentários:

  1. Esses posts arrasam Hanna! Que pena que o próximo será o último.
    Eu gostei da leitura da Aida, já conhecia o vídeo, mas não tinha me ligado o uso do shimmie com violino. Realmente diferente, mas ficou bom né?

    Agora vou pular todo mundo e dizer que a Munira é linda demais!! Nossa lindíssima! Gostaria muito de fazer aulas com ela, muito top!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanna!
    Gostei do post, mas posso dar uma sugestão?
    Não seria bem mais rico se vc desenvolvesse mais sua percepção sobre cada instrumento/vídeo?
    Eu adoraria ler mais as coisas que vc escreve!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... vc sugere que eu reescreva essas posts sobre taqsim? E eu adoro seus comentários!
      Beijos

      Excluir
    2. Não precisa reescrever, flor... mas falar mais de sua percepção sobre cada leitura. É legal saber o olhar que cada pessoa estabelece a partir da leitura de cada bailarina. Mas isso é só uma sugestão. Passarei aqui sempre, de qualquer forma. Beijocas.

      Excluir