Translate this blog!

domingo, 23 de outubro de 2011

Solo de Percussão - Parte 1

Vamos falar um pouco sobre percussão! Para se dançar ou, principalmente, improvisar um solo de percussão, antes de tudo é importante ouvir bastante as músicas, pois a gente vai percebendo que existem várias coisas em comum nelas:

- Geralmente, as frases se repetem de 2 em 2 ou 4 em 4. Exemplo: dtk dtk tt/ dtk dtk tt.
- A segunda coisa, é saber ritmos árabes (não adianta fugir). Por quê? Porque existem alguns característicos, como soudi, que te permitem variar mais os movimentos de forma mais "contextualizada" e/ou mais harmoniosa.
- O maqsoum é bem comum como ritmo base.
- O rush (trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr) costuma vir mais no meio ou no final da música.

Sem nunca parecer cansada, Carlla Sillveira:


Nur e seu quadril com vida própria:


A Sadie, norte-americana tem um incrível refinamento de movimentos percussivos. Ainda sim, eu acho que ela foca muito somente no quadril:


Não curto muito a Didem também, mas sabemos que ela é muito limpa, calma e lê muito bem a percussão, com boa dissociação das partes do corpo:


E mais recentemente, Esmeralda, arrasando com sua espontaneidade!


No blog da Dunia, ela fala um pouco sobre tremido. Dá uma olhada! E a visão do percussionista sobre o solo de percussão aqui.

Para se dançar percussão tem que ter talento (e quadril) e muito gosto pela coisa, senão é um troço muito chato de se assistir. Eu mesma não sou muito fã e quase não danço. Mas é legal se aventurar pelas modalidades que não curtimos de vez em quando para que possamos ampliar nossas percepções musical e técnica.

Bauce kabira,
Hanna Aisha

2 comentários:

  1. o maximo vc assumir que nao gosta e quase nao dança. eu tbm!! to vendo os videos.. bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto muito de dançar não, mas confesso que talvez seja porque sou iniciante e não tenho um repertório tão completo de movimentos, mas não gosto principalmente de assitir. Raramente é legal. Como vc falou tem que estar muito bom se não é muito chato! Principalmente esses gigantes de mais de 7 minutos de dum dum tak tak e tal, só mestras! E vc citou pessoas que gosto no derbake, Carlla Silveira é indiscutível O nome em se tratando de Solo de derbake...nunca vi nenhum que não tenha gostado.

    Entretanto, o "público" adora! Quando as minhas amigas escutam algumas das músicas árabes, o derbake é aquela que é sempre pedida (tipo: me passa o nome pra download). Tanto é que sempre vejo por aí nas dicas de como montar uma apresnetação, sempre tem que ter o derbake! Que é alegria da galera que não saca muito de DV.

    Beijos!

    ResponderExcluir