Translate this blog!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Livros sobre Dança - parte 1

Resolvi já tem um tempo ler livros sobre dança, de preferência, Dança do Ventre. São poucos os que estão no mercado, mas existem. Alguns são difíceis de comprar, inclusive. Comecei com isso quando comprei o livro da Tamalyn Dallal, em 2009, "40 days & 1001 nights".

Eles está todo em inglês, o vocabulário é bastante rico pois ela é bastante minimalista, parece um diário de bordo. Ele é grande, TEM QUE TER paciência, levei quase um ano para lê-lo. Mas é tão rico em detalhes que passa a ser um aprendizado da cultura local, sem você precisar ter ido lá, como um guia extremamente cuidadoso. Ela é bem gentil ao escrever. Eu estou atrás do CD e do DVD do projeto dela, mas é tão caro que ainda não tive coragem de comprar (tá tudo no site dela).

Daí, seguindo a onda, comprei o livro da Lucy Penna "Dance e recrie o mundo - a força criativa do ventre" e acabei de lê-lo. Para quem é da Psicologia, talvez vá gostar bastante, assim como as mulheres que gostam de estudar arquétipos femininos, religiões orientais e misticismo. Até achei interessante, mas confesso que não me tocou muito não. Na verdade, não trouxe nada para meu aprendizado, encarei como curiosidade. Inclusive ela utiliza aquela definição da origem da Dança do Ventre baseada nas danças femininas em adoração à Grande Mãe, que eu não curto muito. Prefiro a versão da Badia e seu cassino, me parece mais realista.

Bom, próximos alvos ainda não comprados: "Dança, sexo e gênero", da Judith Lynne Hanna, "Ventre que encanta", da Nijme e o livro da Patricia Bencardini. Se alguém tem mais alguma sugestão, escreve aqui!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

10 comentários:

  1. oi bonitona!!

    tenho uma coleção deles, inclusive disponibilizo todos para as meninas do curso de formação de professoras lerem!

    Motivada pelo seu post, aproveitei atualizar a lista num tópico da minha comunidade no orkut, passa lá!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=16811695

    Aproveitei seguir seu blog e já linkei no meu pra ajudar a divulgar! Se puder, faça o mesmo co o meu!

    Bjks e até este ano aí no Rio!

    ResponderExcluir
  2. Baby, a Vivi escreveu um post bem legal certa vez sobre esse assunto. Não sobre livros de dança do ventre, até pq temos poucos no mercado e muitos seguem uma linha esotérica demais pra meu gosto.
    Dá uma espiada lá:
    http://casadabrima.wordpress.com/2010/04/09/dancarino-e-dancarina-tem-que-ler/
    No entanto, já li excelentes teses de mestrado sobre o assunto.
    A melhor delas foi a da Márcia Mignac, sobre a intervenção com dança do ventre que ela fez com meninas que foram abusadas sexualmente. Dá uma olhada no blog dela aqui: http://corpossibilidades.blogspot.com/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hanna, eu também já li esse da Lucy Penna quando tava estudando pra minha monografia, mas de tudo, só me serviu um parágrafo sobre o arquétipo da Odalisca que usei na explicação sobre esse termo.
    O da Patrícia Bencardini é bem melhor. Ela faz um levantamento histórico e mostra como há diferenças nas "histórias da dança do ventre" (mesmo que eu também veja o surgimento da dança do ventre como uma coisa mais moderna).
    Quem sabe daqui pro ano que vem eu consigo publicar minha monografia, aí teremos mais um livro sobre dança do ventre, bem mais analítico em relação as expressões atuais da dança, porque eu falo das representações dela nos meios de comunicação de massa... Ou seja, é bem diferente do que já tem publicado por aí.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Hanna tdo bem? Adorei seu blog , parabéns ;)

    Há pouco lancei meu primeiro e-book gratuito, ele conta a história de uma mulher que descobriu na dança do ventre a cura para os males da psicologia feminina.

    Este é o link caso vc queria conhecer - http://www.4shared.com/document/DpxiV_k1/joiara.html

    um bj
    NSari

    ResponderExcluir
  5. Oi Hanna, não sei se você vai lembrar de mim, das aulas da Dunia... mas como você perguntou se alguém tinha sugestões de livros, eu tenho :-)
    Se chama Grandmother`s secrets, só existe em inglês e alemão, e foi escrito por uma iraquiana que aprendeu a dança do ventre com a avó ainda pequena no Iraque. É um livro muitíssimo interessante, que mistura dança do ventre com cultura árabe. Recomendo muitíssimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi

    adorei as sugestões, vou guardá-las para posterior busca assim como escrever sobre outros que aparecerem.

    Gabi, amei saber do seu projeto, quero saber dele com mais detalhes!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, acabei de baixar o E-Book- Joia Rara, Diário de uma aprendiz da Nsari do Ventre em Ebulição. Parece ser muito bom. Beijocas,

    ResponderExcluir
  8. Tenho o ebook Joia Rara da Nsari e e´maaravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Patricia e Alexandra

    eu já li o "Joia Rara", mas estou querendo ler mais um para fazer um segundo post sobre livros de Dança.

    Beijos e obrigada por participarem!

    ResponderExcluir
  10. Notei que a postagem é antiga :-) mas recentemente "descobri" (ohhhh!) que o custo para envio de livro pelos Correios tem tarifa reduzida. Sou praticante de bookcrossing e agora estou começando a viajar nessa de emprestar livros pelos Correios. Se gostar da ideia me diz lá no perfil de Nalini Amber. Bjus

    ResponderExcluir