Translate this blog!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Dabke

Post revisto e reescrito em 16/04/16

Olá, bellynerds!

Dabke = "bater o pé" em árabe.

Todo mundo já ouviu falar em dabke ou, pelo menos, já se deparou com uma roda inesperada! Se não, em algum momento, isso vai acontecer. E o que se faz nessa hora? Certamente, não é ficar parado, pois é possível aprender na hora o passo básico e segui-lo!


O Dabke é conhecido como tradicionalmente libanês, mas também está presente na Síria, Palestina, Iraque, Norte da Arábia Saudita, Hatay (Turquia) e Jordânia. É uma dança originalmente masculina, característica dos povos das montanhas, mas não se sabe sua origem exata. Dizem que surgiu no Líbano, na região de  Baalbeck.

No Líbano, o dabke é muito importante, faz parte da vida diária deles e muitas letras são nacionalistas. Há um caráter político associado ao dabke, além do seu papel socializador.

Dabke da Síria (não tenho ideia de quem seja a mulher!):


As casas das montanhas desses países eram feitas de madeira e cobertas de barro (argila), que servia como isolante térmico. Com a mudança de temperatura, rachaduras apareciam nesse barro e a solução era bater o barro fresco com os pés. Com isso, cada pessoa da aldeia ou vilarejo, junto com seus vizinhos subia na casa e começava a pisar no barro para preencher as rachaduras… Para passar o tempo, vinham mulheres com frutas e bolos e alguns músicos com instrumentos.

Dabke do Iraque:


A roda é puxada pela ponta direita por um "líder" (ras) que guia o grupo girando um lenço branco, terço, espada ou bengala. Ele dá pulos, giros, se ajoelha e faz outros passos enquanto o grupo o acompanha com batidas muito fortes dos pés. Há uma base, mas a combinação e a variedade de sequências de passos são grandes, principalmente, porque alguns são específicos para rodas e outros para palco.

Dabke da Palestina:


O Dabke é dançado em filas laterais, ombro a ombro, andando da esquerda para a direita, batendo o pé esquerdo. Geralmente, os mais velhos e experientes tomam a ponta e eles dançam de forma diferente a dos demais, saltando, pulando, girando e, em seguida, voltando para o ritmo da música, ditando qual será o próximo passo.

Dabke da Arábia Saudita:


As músicas podem conter dois, quatro, seis, oito ou dez tempos e os ritmos mais utilizados são o Jabalee,  Nawari, Said, Malfuf, Ayoub e o Soudi (saudita).

Dabke da Jordânia:


Hoje em dia, apesar do sentido de coletividade não existir, é possível sim, em termos de show, realizar um dabke solo, por quê não? E parece que o dabke foi "redescoberto" pelas bailarinas, pois workshops e performances têm aparecido muito por aí. Aliás, sugiro que toda bailarina, aluna ou professora, faça, pelo menos, um workshop de dabke na vida, acho que acrescenta muito! E aqui, dois exemplos de dabke moderno:



Fica uma pergunta que eu não sei responder: como distinguir as diferentes músicas de dabke para dançá-lo corretamente, de acordo com o país?

Aqui, um texto interessantíssimo sobre dabke libanês e machismo!

Fonte: Texto adaptado e enriquecido de aulas com diversos professores (Nagla Yacoub, Nasser Mohamed, Tufic Nabak) e das fontes: HarémWikipedia, edições 1 e 2 da revista Shimmie, Almanack.

Bauce kabira,
Hanna Aisha

4 comentários:

  1. Oi Hanna, sobre a ultima pergunta, acredito que sabendo os principais cantores dos países e estudando as características do dabke de cada região já é um bom começo pra entender essa diferença. LÌbano, Siria e Palestina são parecidos e mais populares, então encontramos material mais fácil.( podemos saber a diferença do palestino pro libanês pelo nome do cantor, timbre dele, batida da música, andamento, jeito de cantar, pegada...) Já Jordânia, Iraque é mais raro encontrar. Israel por exemplo a roda costuma ir pra esquerda. :)Tem que estudar a fundo essas diferenças, especialmente com alguém que seja professor especializado em dabke.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, imagino que seja o melhor caminho para começar! Na verdade, aprendemos folclore superficialmente... para entendermos qualquer um, temos que estudar profundamente mesmo!

      Obrigada por contribuir aqui!

      Excluir
  2. Boa noite, Hanna Aisha!Tudo bem? Adoro Dabke,comecei a dançar ano passado no club libanês de Mar del Plata na Argentina. Já fiz algumas apresentaçoes, 2 ano passado e 3 este ano,até agora.
    Acho que nao seria a mesma sem o dabke,internalizou em mim tao fundo que já é parte de mim. Gostei da sua página.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Continue nessa dança contagiante! E comente mais vezes!

      Excluir