Vamos a mais uma bailarina marcante e minha preferida, junto da Fifi Abdo: Suhair Zaki. Creio que muita gente já ouviu falar que ela foi a primeira bailarina a "cometer a ousadia" de dançar Oum Khoulsoum. Importante lembrar que, apesar de hoje ser muito comum, Oum Khoulsoum não era música para se dançar, apenas para se ouvir. Mas ela foi lá e fez, com aprovação da própria cantora:

Notoriamente, ela tem um estilo diferente das outras bailarinas da época ou mais antigas: ela é mais contida, com uma "timidez" confundida com mistério: uma "moça de família", nada balady. Ela parece emanar uma sensualidade quase ingênua. Segundo ela mesma, aprendeu a dançar em casa sozinha, sem professores. Acho que ela foi a única bailarina a ter se casado apenas uma vez e chegar a ter filhos.
Eu achava que o soldadinho (aprendi como cavalo) era criação dela, praticamente exclusivo. Mas se você olhar a dança da Nagwa Fouad (dizem que era sua inimiga, não sei), ele também aparece bastante. Ela faz esse movimento de 0:13 a 0:30:
O figurino dela é bem repetitivo: saia godê, com duas grandes aberturas para as pernas, barrigueira e top, tudo com a mais variadas cores. Ela ainda é viva e se aposentou no ponto alto da carreira. Samia Gamal e Tahya Karioka eram suas inspirações e seu padrasto quem a incentivou a ter carreira como bailarina desde muito cedo, sendo também seu empresário. Ela participou de inúmeros filmes; já percebeu que a maioria dos vídeos dela estão ambientados?
Ela é um exemplo de que "menos é mais". Um dos fortes dela é fazer emendas de sinuosos com excelência e sempre preferiu improvisar. Além disso, ela trabalha os movimentos sempre de forma pequena, nunca expansiva. Vale a pena estudá-la, caso você precise trabalhar suavidade, calma, além dos lentos.
O auge de sua carreira foi nos anos 70 e ela se aposentou nos anos 90. Quer saber mais sobre ela? Vá aqui, aqui, e aqui. Essa performance foi minha tentativa de representá-la, a pedido da bailarina Shaira Sayaad - foi um processo delicioso, confesso:
O auge de sua carreira foi nos anos 70 e ela se aposentou nos anos 90. Quer saber mais sobre ela? Vá aqui, aqui, e aqui. Essa performance foi minha tentativa de representá-la, a pedido da bailarina Shaira Sayaad - foi um processo delicioso, confesso:
Bauce kabira,
Hanna Aisha
Oi Hanna, parabéns! Acho que sua tentativa de representa- la foi muito feliz. Diria que até melhor que a própria. Bjos
ResponderExcluirOlá!
ExcluirOlha, pessoalmente, esse é um dos maiores elogios que recebi porque ela é minha preferida.
Acho que muita gente não gosta da Golden Era por conta da suposta técnica que elas não tinham. Eu discordo, mas entendo o ponto de vista.
A dança mudou muito e o gosto mudou.
Beijos e comente mais!
Mais uma vez, muito obrigada!