Translate this blog!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fifi Abdo: para estudar


Uma das minhas bailarinas preferidas e referência de dança. Alegria, espontaneidade, presença, carisma e um quadril poderoso. O melhor quadril de todas. Esse vídeo é um clássico por sua linda leitura do alaúde:


De origem humilde e autodidata, foi descoberta por um músico, trabalhando como empregada doméstica e teve carreira meteórica. Extremamente cativante, ela é considerada a quarta pirâmide do Egito. E de onde você acha que vem essa história de galabia branca para o baladi com lacinho na cabeça?


Aliás, o vídeo acima ilustra como ela influenciou e continua influenciando as bailarinas. Percebeu quantos trejeitos dela são copiados? Assim como a Nagwa Fouad, ela participou de muitos filmes:


Muito shimmie de quadril, shimmie de ombro, oitos variados, básico egípcio, redondo grande, camelos... ou seja, a essência da dança árabe feminina. E voltando ao seu quadril poderoso; para mim, o mais solto de todas. Aqui, nesse vídeo, curiosamente, ela dança um tarab:


Fifi Abdo é a prova viva de que uma bailarina pode dançar "simples" e conquistar o público se aliar uma expressão carismática e natural em vez de piruetas, arabesques e giros em excesso:


Veja mais aqui e um lindo texto escrito pela Joana Saahirah.


Bauce kabira,
Hanna Aisha

Nenhum comentário:

Postar um comentário