Translate this blog!

domingo, 28 de outubro de 2012

Livros sobre dança - parte 2

Estou devendo a parte 2 há tempos, mas leio livros de muitas categorias diferentes e como me propus a sempre comentar 2 livros de uma vez, demorei mesmo para chegar a este post. Vamos lá!

Escrito pela bailarina Nassih Sari, "Jóia Rara - o diário de uma aprendiz", é um e-book gratuito pequeno que você pode baixar aqui. O livro trata da história de Sofia e sua evolução na dança como uma aprendiz em Dança do Ventre. Sua professora passa uma série de exercícios a fim de libertar sua "deusa" e fazer com que isso reflita na sua dança. Tem um pouco de história, de teoria, de técnica, sugestão de filmes e livros.

Para quem gosta de arquétipos, deusas, um pouco de psicologia e arteterapia, possivelmente irá gostar. Durante todo o livro, a autora procura incentivar a busca pelo autoconhecimento através da DV. Não é meu tipo preferido de literatura, mas o conhecimento está aí para ser compartilhado a quem deseja.

Outro livro que li sobre Dança é o "Cartas de uma bailarina de Dança do Ventre", escrito pela Luciana Arruda. Confesso que meu exemplar [que eu ganhe-ei! Inclusive faço parte da apresentação do mesmo, a convite da própria Lu] está todo riscado de lápis e cheio de anotações. Inspirador para muitos futuros posts que, infelizmente, ainda não consegui organizar e postar.

O livro fala sobre o universo da mulher e a dança como uma importante atividade de autoconhecimento e valorização. Ela direciona o leitor em vários aspectos, desde como comprar seu figurino, passando por comportamento até produzir seu próprio espetáculo, além de dicas técnicas e femininas, como maquiagem e alimentação.

Particularmente, gostei das dicas sobre conduta e expressão. Encontrei muitas afinidades com coisas que a Lu escreveu, apesar de discordar de outras. É uma leitura leve, tranquila, daquela para você ler no ônibus.

Ainda estou me devendo vários outros livros para ler, talvez eu demore mais um pouco para fazer outro post como este. Mas tudo bem, devagar e sempre!

Boas leituras!
Bauce kabira,
Hanna Aisha

Nenhum comentário:

Postar um comentário